A farmacêutica Pfizer afirmou, na segunda-feira (24) que começou a testar adultos totalmente vacinados e com mais de 65 anos em um novo estudo que utiliza a vacina pneumocócica conjugada 20-valente (20vPnC) combinada a uma terceira dose da vacina Pfizer-BioNTech contra Covid-19.
O objetivo é entender se a combinação das vacinas é segura e verificar a resposta imunológica após adição da vacina contra pneumonia ao imunizante existente contra Covid-19, explicou a empresa. A vacina candidata, 20vPnC, está sendo desenvolvida para ajudar a proteger os adultos contra 20 sorotipos responsáveis ??pela maioria das doenças pneumocócicas invasivas, além da pneumonia.
O novo estudo incluirá 600 adultos que já recrutados no estágio final do estudo da vacina contra Covid-19, após terem recebido sua segunda dose há pelo menos seis meses antes de entrar no estudo de co-administração. As vacinas foram previamente recomendadas para serem administradas isoladamente.
Com base na experiência com vacinas não-covid, porém, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos afirmou que as doses contra Covid-19 e outras vacinas podem ser administradas simultaneamente ou no mesmo dia.
Em dezembro, o Food and Drug Administration (FDA), a agência reguladora dos EUA, aceitou uma revisão prioritária do pedido de licença de produtos biológicos da Pfizer para o estudo com a 20vPnC em adultos e definiu uma data limite para uma decisão, que deve ocorrer em junho. A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) aceitou o pedido de autorização de comercialização da empresa para 20vPnC dois meses depois.