21 de Maio de 2021, 15:36
  -  Cidades - Brasil
Lula diz que almoçou com FHC e que discutiram pandemia e governo Bolsonaro

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva postou em suas redes sociais nesta sexta-feira uma foto com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e afirmou que ambos almoçaram juntos em São Paulo. Segundo o post, feito pela assessoria de imprensa de Lula, o almoço ocorreu a convite de Nelson Jobim, ex-ministro da Defesa no governo do petista. O Valor apurou que o encontro dos ex-presidentes aconteceu no dia 12, quarta da semana passada.

 

“A convite do ex-ministro Nelson Jobim, o ex-presidente Lula e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso se reuniram para um almoço com muita democracia no cardápio”, diz a postagem feita no Twitter. Lula também disse, em sua conta nas redes sociais, que ele e FHC “tiveram uma longa conversa sobre o Brasil, sobre nossa democracia e o descaso do governo Bolsonaro no enfrentamento da pandemia”.

 

Lula e FHC têm dado declarações um sobre o outro, seja pela imprensa ou pelas redes sociais. Nesta semana, FHC afirmou que votaria em Lula na eleição de 2022, na hipótese de não existir um candidato de centro. O petista agradeceu à declaração do tucano em postagem feita no seu perfil do Twitter, e elogiou o político que o antecedeu na Presidência da República.


Lula tem sido muito ativo nas redes sociais, com postagens que sugerem tom de candidatura aberta. Além disso, o ex-presidente petista tem procurado espaço na mídia estrangeira, concedendo entrevistas. Lula também tem falado a rádios do país e jornais regionais que evitam questionar o ex-presidente sobre temas que o incomodem. Essas entrevistas têm mantido tom amistoso.


A foto do encontro entre os dois ex-presidentes, no entanto, causou desconforto em setores do PSDB. O chefe do partido, Bruno Araújo, chegou a tentar dar um puxão de orelha no correligionário. Por meio de uma nota, ele criticou a reunião de FHC com o petista.
"Esse encontro ajuda a derrotar Bolsonaro, mas não faz bem a um potencial candidato do PSDB. Nossa característica é saber dialogar, inclusive com adversários políticos. De toda forma, precisamos evitar sinais trocados a nossos eleitores. O partido segue firme na construção de uma candidatura distante dos extremos que se estabeleceram na democracia brasileira", afirma.

O PSDB tem pelo menos quatro pré-candidatos a presidente: o governador de São Paulo, João Doria, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, o senador Tasso Jereissati, do Ceará, e o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio.

Após a publicação da foto, FHC afirmou que um eventual apoio a Lula nas eleições de 2022 ocorrerá somente se não houver um nome do PSDB no segundo turno. "Reafirmo, para evitar más interpretações: PSDB deve lançar candidato e o apoiarei; se não o levarmos ao segundo turno, neste caso não apoiarei o atual mandante, mas quem a ele se oponha, mesmo o Lula", escreveu em seu perfil Twitter, em referência às eleições presidenciais de 2022.

Na última semana, gerou repercussões na atual gestão do governo federal. Chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (sem partido) insinuou em discurso nesta sexta-feira que Lula é 'ladrão' e FHC 'vagabundo'.

BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO