12 de Agosto de 2020, 07:43
  -  Justiça - Itapaci
MP obtém liminar para que prefeito de Itapaci retire notícias vinculadas a ele de redes sociais oficiais

Acolhendo pedido do Ministério Público de Goiás (MP-GO), em ação civil pública por ato de improbidade administrativa, o juiz Marcus Vinícius de Oliveira determinou a retirada das publicações já realizadas vinculadas ao prefeito de Itapaci, Mário José Salles, sobretudo das redes sociais, sites e veículos de imprensa da prefeitura e do chefe do Executivo. As mídias incluem Twitter, Instagram, grupos em Whatsapp, e, principalmente, o site de notícias Itapaci Urgente. O prazo para cumprimento é de 48 horas.
A liminar também proíbe futuras divulgações de promoção pessoal do prefeito nas propagandas institucionais do município em redes sociais, sites de internet e mídia impressa que lhe são acessíveis, além dos demais meios de comunicação. Foi fixada a multa diária de R$ 2 mil, em caso de descumprimento.

 

Publicação massiva

 


A ação de improbidade foi movida pelo promotor de Justiça Francisco Borges Milanez no mês passado, tendo como réus o prefeito Mário Salles, Raphael Augusto Feitosa de Moraes e sua empresa, responsável pela publicação do jornal on-line Itapaci Urgente.
O promotor relata ter recebido uma representação, que narrou a hipótese de promoção pessoal do prefeito de Itapaci, valendo-se, irregularmente, de propaganda institucional da prefeitura, publicada, massivamente, nas redes sociais e site de jornal eletrônico, nos meses de maio a julho de 2020. Os responsáveis, como apontado, foram Mário José Salles e o titular do veículo de comunicação denominado Itapaci Urgente, Raphaell Augusto Feitosa de Morais.

 

“As propagandas pessoais do prefeito feitas em sua rede social e por meio do Itapaci Urgente, na internet, travestidas de publicidade institucional, foram feitas em clara violação ao princípio da impessoalidade e desvio de finalidade, consistindo em divulgação periódica e exaustiva, realizada nas redes sociais Facebook do referido jornal local e da conta privada do gestor municipal, com publicações de imagens contendo promoção pessoal do prefeito em atos e obras públicas dissimuladamente reputados como publicidade institucional”, destaca o promotor.

 

Segundo apurado, o prefeito compartilha no grupo do jornal Itapaci Urgente, de forma rotineira, por meio de sua conta pessoal do WhatsApp, publicações que o promovem politicamente às custas da municipalidade, buscando associar a ele obras e serviços públicos, prestados indistintamente ao povo, com destaque para a veiculação desse desvio na publicidade num ano eleitoral como 2020.

 

Francisco Milanez esclarece que o meio de comunicação demandado tem realizado, de forma sistemática, postagens com aparência de propaganda institucional da prefeitura de Itapaci que, na verdade, promovem a figura pessoal do chefe do Executivo, associando sua figura às obras públicas do município e às conquistas salariais de servidores municipais, em violação ao princípio da impessoalidade na propaganda institucional, a qual deve ser pautada pelo caráter educativo, informativo e de orientação social, não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades, como frisa o promotor.

BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO