Mesmo após a festa das Cavalhadas ter sido cancelada por causa da pandemia, várias pessoas fizeram algazarra e promoveram aglomerações nas ruas de Pirenópolis, região central de Goiás, na data em que o evento ocorreria. A PM teve que ser acionada para acabar com a bagunça. A prefeitura condenou a atitude, classificada como "irresponsável".
As imagens feitas por moradores na segunda-feira (1º) mostram muitas pessoas juntas, bebendo e desrespeitando as regras de distanciamento social. Alguns estavam em carros com som ligado e outros a cavalo.
Muitos usavam máscaras - não as de proteção facial - mas aquelas tradicionais durante as Cavalhadas, que tem aberturas na boca e nariz e, portanto, não protegem contra o coronavírus.
Segundo a TV, após a ação da PM, mais de 15 pessoas tiveram de ser levadas para a delegacia e assinar um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). Quatro veículos foram apreendidos.
As Cavalhadas de Pirenópolis, realizadas há mais de 200 anos, foram canceladas em 2020 por causa da pandemia. O evento começaria no dia 31 de maio e terminaria nesta terça-feira (2).
Em nota, a Prefeitura de Pirenópolis lamentou o episódio e disse que a atitude foi um "ato de irresponsabilidade e total falta de amor" com a população.
A administração disse ainda que acionou a polícia para conter as aglomerações e que "adotará as medidas jurídicas cabíveis contra os infratores".
Fonte:G1-GO