Capitais brasileiras e cidades do interior registraram, na manhã deste domingo (15), atos de apoio ao governo de Jair Bolsonaro. Até por volta das 12h, capitais como Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Belém (PA), Maceió (AL) tinham protestos pacíficos.
Apesar da orientação de autoridades da Saúde de vários estados e da Organização Mundial da Saúde (OMS) para suspender a realização de eventos com grandes aglomerações para evitar a disseminação do novo coronavírus (Sars-Cov-2), apoiadores do governo não atenderam ao apelo.
Na quinta-feira (12), em pronunciamento em rede nacional, Bolsonaro afirmou que as manifestações marcadas para este domingo (15) deveriam ser repensadas diante do cenário de pandemia do coronavírus. O presidente havia dito que os movimentos eram "legítimos e espontâneos", mas que não se podia colocar em risco a saúde da população em razão da pandemia de Covid-19.
Porém, neste domingo, em uma rede social, o presidente compartilhou vídeos de manifestações em cidades como Salvador, Belém e Brasília.
Veja os atos em cada estado:
Rio de Janeiro
São Paulo
Na capital, manifestantes pró-governo se reuniram na Avenida Paulista. O ato em defesa de Bolsonaro começou por volta das 13h como uma carreata. Em seguida, participantes foram à rua e ocuparam os dois sentidos de um trecho da via, na altura do Masp.
Em Campinas, o ato começou no Largo do Rosário por volta das 09h30. Os manifestantes seguiram em direção à prefeitura da cidade. Alguns usavam máscaras. A dispersão aconteceu por volta de 12h.
Em Ribeirão Preto, a concentração começou às 10h. Os manifestantes rezaram e, por volta de 11h, começaram a caminhar pela Avenida 9 de Julho. Eles gritaram palavras de ordem em defesa do presidente e contra o Congresso até por volta de 12h.
Distrito Federal
Em Brasília, manifestantes se concentraram em frente à Biblioteca Nacional pela manhã deste domingo (15) e caminharam em direção ao Congresso. Eles exibiam faixas contra o Supremo Tribunal Federal (STF), o Congresso e contra a secretária especial de Cultura, Regina Duarte.
Bahia
Piauí
Em Parnaíba, manifestantes se reuniram entre as 8h e as 11h. Os manifestantes saíram em passeata do Balão da Guarita até o Mercado do Caramuru. O ato foi organizado pelo prefeito Mão Santa (DEM), em defesa de Bolsonaro.
Goiás
Em Goiânia, o ato pró-Bolsonaro acontece na Praça Cívica, sede do governo estadual. Os manifestantes começaram a se reunir por volta de 15h.
O governador proibiu o uso de carro de som no local. Os participantes planejam fazer uma caminhada até a sede da Polícia Federal. Há cartazes e gritos com a frase: "Fora Maia e Alcolumbre".