A Secretaria Estadual de Educação confirmou nesta quarta-feira (8) o fechamento de 20 escolas da rede estadual de ensino. Outras 18 unidades correm o risco de fecharem as portas ainda neste ano.
O Jornal teve acesso à lista completa das escolas que deixarão de funcionar (veja ao final). Em Goiânia, apenas a escola estadual Chico Mendes, no setor Riviera, será fechada e os 219 alunos do período integral serão transferidos para a unidade Vandy de Castro, no setor Vila Maria Luiza.
Segundo a secretária estadual de Educação, Fátima Gavioli, a escola Vandy de Castro tem 103 alunos matriculados e capacidade para abrigar mais de 400. De acordo com a portaria publicada pela Secretaria, as escolas que serão fechadas estão próximas de outras unidades.
“O limite que está na portaria são de 2 quilômetros para reordenamento na zona urbana. Na rural, [o aluno] não poderá andar mais de 15 quilômetros entre ida e volta. Os professores terão vaga garantida em seu município ou outro, se assim ele desejar”, explica Gavioli.
As 38 unidades anunciadas inicialmente custam R$ 2,2 milhões ao Tesouro estadual, com gastos entre professores temporários, água e luz. Para confirmar o fechamento de 18 escolas, ainda na lista de previsão, a secretaria estuda a quantidade de solicitações de matrículas recebidas para tomar decisões.
A secretária Fátima Gavioli explica que os prédios das escolas estaduais fechadas serão entregues aos gestores municipais implantarem turmas do 1º ao 5º ano de ensino.
O período de solicitação de vagas pela internet acabou com a pré-matrícula de 473 mil estudantes na rede estadual, sendo 81 mil novatos. Cerca de 14 mil alunos serão transferidos este ano por terem concluído a etapa de ensino ou porque a escola onde estudam será fechada.
Municípios
Em Pirenópolis, de três escolas com nome na lista, uma está com fechamento confirmado, que segundo a secretaria tem capacidade para 272 alunos, mas funcionou no ano passado com apenas 34. Em Itumbiara, são cinco escolas com risco de fechamento, uma está confirmada.
Em Cidade de Goiás e Valparaíso de Goiás, serão fechadas duas escolas. Em outros 14 municípios, pelo menos uma unidade deixará de funcionar.
Lista completa:
- Pirenópolis – Escola Estadual Diolino Rodrigues da Luz
- Faina – Escola Estadual Diário de Paiva Sampaio
- Cidade de Goiás – Colégio de Aplicação Professor Manuel Caiado e Centro de Ensino Albion de Castro Curado
- Mossâmedes – Centro de Ensino Ilidia Maria Perillo Caiado
- Mozarlândia - Escola Estadual Getúlio Dedio de Brito
- Sanclerlândia - Escola Estadual Deputado José Alves de Assis
- Goiânia - Escola Estadual Chico Mendes
- Doverlândia - Escola Estadual Dr. Pedro Ludovico Teixeira
- Campos Verdes - Escola Estadual Luiza Ramos de Menezes
- Fazenda Nova - Escola Estadual Tiradentes
- Itapirapuã – Centro de Ensino Nico de Barros
- Valparaíso de Goiás- Escola Estadual Alberico de Araújo Roriz e José Nunes da Silva
- Piracanjuba – Centro de Ensino Abdala Daher
- Aragarças - Escola Estadual Mercedes Zetola
- Firminópolis – Centro de Ensino Juscelino Kubistcheck
- São Luís de Montes Belos – Centro de Ensino Antonio Campos
- Santa Bárbara de Goiás - Escola Estadual Jovita Gonçalves da Silva
- Estrela do Norte - Escola Estadual Ministro Petrônio Portela
Fonte:G1//Goias