07 de Julho de 2019, 17:40
  -  Política - Sem Cidade
Com Trump, Bolsonaro comparou Helio Negão a Obama

O deputado Helio Lopes (PSL-RJ), amigo do presidente Jair Bolsonaro, está em seu primeiro mandato como parlamentar na Câmara dos Deputados, mas desfruta de prestígio de chefe de Estado. Figura constante nas agendas públicas do presidente e em suas lives na internet, o parlamentar acompanhou Bolsonaro a Osaka, no Japão, durante o encontro do G20, e lá conheceu o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.


Ao apresentá-lo ao colega americano, Bolsonaro valeu-se de uma metáfora que deixou até mesmo Trump constrangido. Ao explicar o significado do apelido do deputado (Helio Negão), Bolsonaro, que não fala inglês, teve auxílio de seu tradutor para explicar que a palavra se referia ao tom de pele do amigo. Em seguida, emendou: “Era melhor eu trazer o Helio ou Obama?”, questionou, referindo-se à cor de ambos, negros. Trump não respondeu verbalmente, mas apontou para o parlamentar brasileiro.


A resposta para a pergunta, que compara Obama ao político brasileiro pela cor, é uma foto que fez sucesso na internet. Na imagem, Bolsonaro e Helio gargalham. Trump, mais contido, ri. Interlocutores do deputado e do presidente confirmaram ao GLOBO o diálogo.

•VIDA PARLAMENTAR


Apesar de ser campeão em apresentações de projetos de lei na bancada do PSL na Câmara — foram 47 protocolados até agora —, o deputado é até agora mais reconhecido por ser o amigo inseparável de presidente. Das sete viagens internacionais feitas por Bolsonaro, Helio esteve em três delas: Chile, Estados Unidos e Japão. No Brasil, também é presença constante nas agendas do chefe do Executivo.


Entre parlamentares, há inúmeros apelidos pejorativos atribuídos ao deputado, por estar sempre ao lado do presidente. Há quem o chame de “sombra”, “segurança”, e até “capitão do mato”.

Fonte:

BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO