09 de Janeiro de 2021, 14:48
  -  Saúde - Internacional
Bebê recebe alta de UTI dias após mãe morrer por complicações da Covid-19

A bebê Catarina Vitória, que nasceu enquanto a mãe estava intubada por complicações de Covid-19, recebeu alta da UTI neonatal do Hospital Vita, em Curitiba, neste sábado (9). A criança nasceu prematura, no dia 3 de dezembro, e permaneceu na UTI até atingir o peso desejável para poder ir para casa.  A mãe, Daiana Costa, de 33 anos, morreu dias após dar à luz.

 

 

 

A mãe da criança não apresentava comorbidades (junção de duas ou mais doenças em uma mesma pessoa). Entretanto, assim que começou a apresentar sintomas de Covid-19, aos 7 meses de gravidez, precisou ser internada e morreu em poucas semanas. 

 

 

“Ainda sem entender como uma mulher nova, saudável, com 33 anos, cheia de planos pela frente, acaba perdendo a vida, são situações inexplicáveis”, afirma o marido de Daiana e pai da bebê, Helton Silva. 

 

 

A alta da criança foi celebrada não apenas pelos familiares, mas também pelos profissionais de saúde do hospital, que se comoveu com a história de Catarina e sua mãe.

 

 

 

“Agradeço toda a equipe médica e de enfermagem, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e psicólogos que cuidaram da Catarina, de modo tão especial, em todo esse período de UTI. Eles estenderam essa atenção, amor e carinho a toda a nossa família. Pessoas especiais que convivem com o risco da morte, mas que exalam vida!”, diz a madrinha da criança, Tatiane Lima.

 

 

Para a família, o nascimento da pequena Catarina traz um misto de sentimentos, mas a alegria predomina, principalmente no dia que a criança recebe alta hospitalar.

 

 

“Desde o dia 1 até o dia 26 de dezembro, que foi o dia que minha esposa faleceu, foram os piores dias da minha vida. Eu tinha muito medo de chegar para ver a Catarina e meu sentimento de dor e tristeza ser maior que o de alegria por ter ela na nossa vida. Mas quando olhei para a Catarina, me desmanchei em chorar, algo maravilhoso me tocou e é ela a nossa fonte de energia, a gente se agarra nela para buscar forças nesse momento tão difícil”, conta o pai.

 

 

De acordo com a família, a criança atingiu 1.940 quilo, 49 centímetros, não faz mais uso de aparelhos nem medicamentos. Catarina irá tomar um leite especial para recém-nascido e, amigos e parentes estão organizando uma vaquinha virtual para auxiliar nas despesas da criança, uma vez que as roupinhas que haviam sido compradas pela mãe ainda não podem ser usadas, pois a criança necessita de vestimentas e fraldas em tamanhos menores. 

 

 

“Ela cabe na palma da mão. A madrinha é a mãe na falta da mãe, hoje estou vivendo um misto de sentimentos, a dor do luto da falta da minha irmã, que era a minha cunhada, e a alegria de presenciar o milagre da vida na pequena Catarina. Vou cuidar dela e do meu irmão, já me mudei com a minha família para a casa dele – e agora somos verdadeiramente uma só família”, diz Tatiane. 

 

 

Além de Catarina, a mãe também deixou uma filha mais velha, de 11 anos. Para Helton Silva, as crianças trarão força para a família suprir a ausência de Daiana. “Minha missão agora é honrar tudo que a mãe dela deixou, dar muito amor para ela e para a Helena, a irmã mais velha, que tem se mostrado muito forte também. Temos que dar muito carinho e amor para as duas, isso que nos motiva todos os dias”.

Fonte:CNNBRASIL

BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO