08 de Agosto de 2020, 10:14
  -  Pandemia - Internacional
PANDEMIA Rússia anuncia que vacina contra a Covid-19 será registrada na próxima semana

O vice-ministro de Saúde da Rússia, Oleg Gridnev, anunciou que o governo registrará a primeira vacina do país contra a Covid-19 na próxima semana, no dia 12. A fórmula é desenvolvida pelo laboratório Nikolai Gamaleia em parceria com o Ministério da Defesa. A federação já havia anunciado na última semana que começará uma campanha de vacinação em massa com o imunizante no mês de outubro. A promessa, no entanto, é encarada com ceticismo por especialistas.

 

 

 

As informações foram divulgadas pela agência estatal Sputnik. Durante o anúncio a jornalistas, Gridnev ressaltou a importância dos ensaios clínicos e informou que, no caso da vacina desenvolvida pelo Nikolai Gamaleia, os testes já estão na terceira e última fase. O vice-ministro disse, ainda, que a eficácia da vacina “será avaliada quando a população tiver desenvolvido uma imunidade (contra o coronavírus Sars-CoV-2). Na primeira etapa da vacinação, médicos e idosos terão prioridade.

 

 

Ministério da Saúde da Rússia afirmou, por meio de nota, que a decisão pelo registro da vacina será baseada nos resultados apresentados a especialistas, sem detalhar o órgão responsável pela análise. O país é o quarto mais afetado pela Covid-19 no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, do Brasil e da Índia, com mais de 875 mil casos e 14 mil mortes.

 

 

Incertezas

Ao redor do mundo, a comunidade científica tem manifestado preocupação quanto à segurança do imunizante, que só pode ser assegurada por meio de um cronograma rígido, e às possíveis barreiras éticas da eventual campanha de vacinação em massa sem evidências de que a fórmula é segura e eficaz contra a Covid-19. A Rússia não divulgou estudos nem detalhes que sirvam como base para as promessas em torno da vacina.

 

 

O governo russo informa apenas que os testes do laboratório Nikolai Gamaleia começaram em 18 de junho e contemplaram apenas 38 voluntários no primeiro estágio dos ensaios em humanos. Todos teriam desenvolvido imunidade contra o Sars-CoV-2, segundo o instituto.

 

 

Na última terça-feira, indagado sobre a velocidade inusual dos testes russos, o porta-voz da OMS Christian Lindmeier disse que entre há uma “grande diferença” entre encontrar resultados promisores e garantir a segurança e a eficácia de um imunizante.

 

 

 Qualquer vacina e qualquer medicamento para esse fim deve, é claro, ser submetido a todos os diferentes ensaios e testes antes de ser homologado — declarou o porta-voz da OMS, Christian Lindmeier, quando questionado sobre o anúncio russo durante uma coletiva de imprensa virtual. — Existem linhas diretrizes e diretrizes claras, regulamentos que servem para fazer com que as coisas avancem de maneira segura e eficaz.

 

Ontem, quando questionado sobre a promessa russa de uma vacinação em massa a partir de outubro, o diretor-executivo do programa de emergências em saúde da OMS, Michael Ryan, disse em uma coletiva de imprensa que é preciso ter cautela quanto às questões éticas envolvidas no processo de pesquisa por uma vacina:

 
 (No caso de uma vacinação sem garantias de segurança) Você pode potencialmente expor pessoas imunizadas a um vírus extremamente perigoso. Nós ainda não sabemos as consequências a longo prazo mesmo no caso daquelas que lideram essa corrida.
 
Fonte:Mais Goiás 
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO