05 de Junho de 2020, 13:39
  -  Economia - Brasil
Ibovespa dispara com otimismo sobre pós-pandemia e alcança 97 mil pontos

A bolsa paulista abriu a sexta-feira (5) com viés positivo, sustentada pela farta liquidez global, além de expectativas otimistas sobre a retomada das economias pós-coronavírus e dados melhores que o esperado sobre o mercado de trabalho nos Estados Unidos. Às 10:37, o Ibovespa, principal índice acionário da B3, subia 3,60%, e alcançou os 97.203 pontos.

 

 

"Otimismo internacional com política monetária de estímulo à atividade econômica deve contagiar a bolsa local na abertura", destacou mais cedo a equipe da CM Capital Markets, em relatório a clientes.

 

 

O sentimento positivo foi catalisado pela queda inesperada da taxa de desemprego nos EUA, de 14,7% em abril para 13,3% em maio, informou hoje o Departamento do Trabalho. Os economistas consultados pela Reuters previam alta para 19,8%. No total, foram criadas 2,509 milhões de vagas fora do setor agrícola, ante perda recorde de 20,687 milhões em abril.

 

 

"Isto está completamente fora das expectativas", disse Subadra Rajappa, chefe de estratégia de taxas dos EUA na Societe Generale, Nova Iorque. "Este é um passo tremendamente positivo na direcção certa, e provavelmente aponta para uma recuperação mais rápida, pelo menos no mercado de trabalho, do que as pessoas esperavam".

 

 

Entre os destaques de alta desta sexta estão ações de companhias aéreas, que têm como pano de fundo um acordo da Gol com pilotos e comissários para flexibilizar jornada e salários até 2021. Por volta de 11h, as preferenciais da Gol subiam 6,4%, enquanto as da Azul tinham alta de 7,65%. No mesmo horário, o Ibovespa avançava 2,6%.

 

 

No Brasil, a Anfavea divulgou que a produção no setor automotivo totalizou 43,1 mil carros, comerciais leves, caminhões e ônibus em maio, um salto em relação a abril, mas ainda longe dos níveis de maio de 2019. 

 

 

Na véspera, o Ibovespa terminou com acréscimo de 0,89%, a 93.828,61 pontos, alta pelo quinto pregão consecutivo.  

 

 

Lá fora 

 

 

No exterior, os futuros em Wall Street também mostravam ganhos, igualmente amparados por dados melhores que o esperado sobre desemprego nos EUA, assim como as bolsas na Europa. O petróleo era mais um componente benigno, tendo no radar reunião da Opep+ no sábado para discutir mais cortes de produção. 

 

 

Na abertura, os índices acionários dos Estados Unidos saltavam, contagiados pelo relatório  que mostrou uma queda inesperada na taxa de desemprego do país. Às 10:46, o índice Dow Jones subia 2,89%, a 27.041 pontos, enquanto o S&P 500 ganhava 2,010378%, a 3.175 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq avançava 0,92%, a 9.704 pontos.

 

 

Na China, o mercado acionário fechou em alta, encerrando a melhor semana em três meses, com os investidores apostando que o governo dará mais ajuda para a economia conforme ela se recupera do surto de coronavírus e enfrenta novas tensões com os Estados Unidos.

 

 

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, fechou com alta de 0,48%, enquanto o índice de Xangai avançou 0,4%. Já o subíndice do setor financeiro do CSI300 subiu 0,2%, o de consumo ganhou 0,4% e o imobiliário caiu 0,9%.

Fonte:CNN

BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO