21 de Junho de 2018, 10:53
  -  Justiça - Ceres
[COLUNA JURÍDICA] Como evitar briga entre vizinhos? Entenda um pouco mais sobre os direitos que envolvem a vizinhança

Você tem aquele vizinho sem noção no seu condomínio ou prédio? Saiba o que pode ser feito!

 

Certamente, uma das coisas mais difíceis na sociedade atual é viver em conjunto de forma harmoniosa. Na crescente onda de violência e caos nas grandes (e pequenas) cidades, cada vez mais famílias buscam viver em condomínios fechados e prédios, buscando maior segurança e sossego.

 

Isto certamente você encontrará nesses lugares, porém, inevitável a existência de incômodos vez ou outra... Sempre há aquele vizinho sem noção que escuta música alta até altas horas, aquele que utiliza a churrasqueira e acaba invadindo o gramado alheio, aquele que leva o cachorrinho pra passear e não recolhe a sujeirinha deixada, aquele que deixa seu filho brincar sozinho, achando que o menino é um santo!

 

Para esses moradores sem senso de convivência há o Código Civil, que institui direitos e deveres para vizinhos, o chamado: direito de vizinhança. O advogado Dr. Diego Marçal, concedeu entrevista ao “jornal falamais” e sanou algumas dúvidas quanto ao polêmico tema.

 

Segundo Diego Marçal, cada condômino pode se utilizar de sua propriedade conforme sua destinação, e sobre ela exercer todos os direitos compatíveis com a indivisão, reivindicá-la de terceiro, defender a sua posse e alhear a respectiva parte ideal, ou gravá-la de ônus.

 

Da mesma forma, é direito do condômino usar das partes comuns, também conforme a sua destinação, e contanto que não exclua a utilização dos demais co-possuidores.

 

Salienta o advogado que ao mesmo tempo em que dá direitos, impõe deveres, como não utilizar de maneira prejudicial ao sossego, salubridade e segurança dos possuidores, ou aos bons costumes.

 

Sendo assim, se o vizinho prejudica o sossego com a buzinando tarde da noite, a salubridade não mantendo o quintal limpo, a segurança correndo com carro nas ruas do condomínio, ou aos bons costumes ao andar pelado dentro de casa pra todo mundo ver, saiba que para ele há solução!

 

Isso porque o código civil prevê para aqueles que desobedecem as normas a aplicação de uma multa!

 

Sim, o art. 1.336, § 2º, dispõe que o vizinho sem bom-senso pagará a multa prevista no ato constitutivo ou na convenção de condomínio, que não pode ser superior a cinco vezes o valor de suas contribuições mensais, acrescido de perdas e danos, se houver;

 

Ao final o advogado Diego Marçal, listou algumas situações que acontecem com frequência, mas que a população não sabe, vejamos:

 

MUROS:  São de responsabilidade dos DOIS vizinhos (Código Civil, art. 1.297, parágrafo 1º;

 

ÁRVORES: Se a raiz está no terreno do vizinho, mas os galhos prejudicam o outro imóvel, é possível pedir a poda rente à divisória (Código Civil, art. 1.283)

 

FRUTOS: Se o fruto da árvore do vizinho cair no terreno alheio, passa a pertencer ao dono da area em que caiu (Código Civil, art. 1.284)

 

ANIMAIS: Os animais são de responsabilidade do dono. Se o animal invade o terreno alheio constantemente, talvez seja caso de negociar a construção de um muro, colocação de grades ou tapumes. (Código Civil, art. 1.297, parágrafo 3º).

 

Ao final, o advogado explica que quem estiver sofrendo qualquer tipo de dano quanto aos vizinhos, procurar um profissional da área para solucionar o problema da melhor maneira.

 

 

Diego Marçal – OAB/GO 40.929

Imagens

BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO